segunda-feira, 3 de maio de 2010

iPad e Kindle introduzem o futuro sem papel

Além de preservar o meio ambiente, a digitalização de documentos na esfera corporativa economiza em várias frentes: espaço físico, material de escritório, custos de manutenção e recuperação de informações, entre outros.

Por Diego Torres Martins

A convergência digital faz parte do nosso cotidiano. O que ontem era um projeto, hoje é realidade. Como entusiasta da tecnologia, percebo diariamente como a gestão documental gera valor a clientes e empresas, por exemplo.

Ontem parecia apenas um projeto, mas hoje vejo que, em pouquíssimo tempo, o que era uma sala repleta de arquivos físicos transformou-se em um espaço livre, sem papel, sem perdas, sem contratempos.

A economia com papel também reforça a preocupação ambiental.

Na China, segundo pesquisa recente, 73% das empresas adotaram a TI verde e a redução com gastos com papel foi uma das boas formas de economia apontadas pelo estudo.

É fácil conscientizar sobre a importância deste tema. Porém, é preciso dar o primeiro passo para mudar o hábito. Há empresas que estão bem à frente neste quesito – entre elas, o Google, uma das companhias que mais admiro por ditar tendências a todo o momento.

O Google começou a digitalizar livros para compor sua biblioteca virtual, o que foi rechaçado pela Justiça francesa e chinesa. Polêmicas à parte, o Google Books é uma das formas de disseminar a riqueza do conhecimento presentes em obras em todo mundo.

Da mesma forma temos o Kindle, da Amazon. O iPad, de Steve Jobs. Apesar de serem equipamentos diferentes, ambos esquentam o mercado de e-book, tudo confirma a era do “paperless”.

Hoje, a digitalização de documentos tornou-se indispensável. Cada vez mais,tecnologias voltadas para a gestão completa de documentos estão difundidas no meio corporativo.

Segundo dados do Cenadem (Centro Nacional de Desenvolvimento do Gerenciamento de Informação), o mercado brasileiro avança a passos largos e gera um faturamento bruto de R$ 1,5 bilhão por ano.

Em eventos do setor, encontro com gestores dos mercados financeiro, jurídico, varejista, automobilístico, entre outros, e percebo que para muitos já é nítido os benefícios da solução de digitalização.

Eles entenderam a importância de não somente arquivar documentos físicos ou eletrônicos, mas gerenciar este grande volume de informações para torná-los competitivos em seus segmentos. Além de outras benfeitorias embutidas como, por exemplo, a redução de custos.

Por isso, diante deste cenário, é fácil concluir que aqueles que já caminham rumo ao gerenciamento de informações, descobrem que velejar é fácil. Agora, aqueles que ainda estão presos as suas montanhas de papel, o naufrágio é certo!


Fonte: http://webinsider.uol.com.br/2010/02/25/ipad-e-kindle-introduzem-o-futuro-sem-papel/

Nenhum comentário:

Foto do Café

Foto do Café
Olha eu ai...