sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Formação e Certificação

Pelas idas e vindas na Web, me deparei com um blog q eu indico tratando no momento informações sobre as principais certificações no mundo da Informática, o blog que tratamos neste momento seria do prof. Ademar Fey, e abaixo reproduzo o texto sobre as certificações: Confira

As 10 melhores certificações

As 10+ Certificações em 2010 na área de TI

By Erik Eckel – Tradução e adaptação Ademar Felipe Fey

Abaixo temos a lista das 10 melhores certificações na área de TI, de Erick Eckel, especialista Americano em TI, o qual alerta que estas listas sempre podem gerar discussões pelo número de oferta em treinamento na área de TI disponível (no mercado americano, pelo menos).

O citado autor acredita que tais certificações podem significar grande potencial de crescimento profissional para diversas áreas do mercado de TI.

1: MCITP
Esta lista de melhores certificações poderia ser construída por meio de 10 certificações Microsoft, muitas das quais seriam certificações MCITP. O mundo roda via Microsoft. Esses profissionais que obtiveram a certificação Microsoft Certified IT Professional (MCITP) passam confiança aos empregadores e aos clientes de que eles desenvolveram o conhecimento e as habilidades necessárias para planejar, implantar, apoiar, manter e otimizar tecnologias Windows. Especificamente, o Enterprise Desktop Administrator 7 e o Server Administrator trazem um grande apelo, assim como o Enterprise Messaging Administrator 2010, pois que os antigos servidores Exchange são aposentados em favor da nova plataforma.

2: MCTS
Com os sistemas operacionais (Windows 2000, 2003, 2008, etc.) tendo um ciclo e vida de há vários anos, muitos profissionais de TI simplesmente não vão investir o esforço para obter a certificação MCSE MCITP em cada nova versão. Isso é compreensível. Mas o domínio de uma única prova, especialmente quando os exames disponíveis ajudam os profissionais de TI demonstrar conhecimento com tais plataformas populares, como o Windows Server 2008, Windows 7 e Microsoft SQL Server 2008, é mais do que razoável. Por isso, a certificação Microsoft Certified Technology Specialist (MCTS) ganha um lugar na lista, a qual prevê a oportunidade para profissionais de TI demonstrar conhecimentos sobre uma tecnologia específica, que uma organização pode exigir neste exato momento.
3: Network+
Simplesmente não há como negar que os profissionais de TI devem conhecer e compreender os princípios e conceitos de rede que potencializa qualquer coisa dentro da infra-estrutura de TI de uma organização, seja rodando Windows, Linux, Apple ou outras tecnologias. Em vez de demitir o CompTIA Network + como uma certificação inicial, todos os profissionais de TI deve adicioná-la ao seu currículo.

4: A+
Tal como acontece com a certificação CompTIA Network +, a certificação A+ é uma outra que todos os profissionais de TI devem ter em seu currículo. Provando conhecimento básico e experiência com os componentes de hardware que o poder dos computadores de hoje devem ser exigidas de todos os técnicos. Estou impressionado com o número de experts, inteligentes, experientes e profissionais de TI que não tem certeza de como abrir a maleta de um Sony Vaio ou de não diagnosticar capacitores com um simples olhar. Quanto mais o pessoal da indústria poder aprender sobre os componentes fundamentais de hardware, melhor.

5: CSSA
O poder da SonicWALLs são as inúmeras VPNs SMB. Os dispositivos de rede da companhia também fornecem serviços de firewall e roteamento, enquanto estende o gateway e proteções de perímetro de segurança para organizações de todos os tamanhos. Ao obter a certificação Certified SonicWALL Security Administrator (CSSA), os engenheiros podem demonstrar o seu domínio dos fundamentos de segurança de rede, acesso remoto seguro ou a administração sem fio segura. Há uma necessidade imediata para engenheiros com conhecimentos e competências necessários para configurar e solucionar problemas de dispositivos SonicWALL realizando prestação de serviços de segurança.

6: CCNA
Embora a SonicWALL tem comido o almoço da Cisco, a procura de competências Cisco continua forte. Adicionando as competências da certificação Cisco Certified Network Associate (CCNA) para o seu currículo não faz mal e ajuda a convencer as grandes organizações, em particular, que tem o conhecimento e as habilidades necessárias para implantar e solucionar problemas de roteamento e switching do hardware Cisco.

7: ACTC
Aqui é onde realmente começa o debate. Cada vez mais, o meu escritório está sendo solicitado para implantar e administrar redes de Mac OS X. No mundo real, divorciado de retórica da indústria de TI, estamos sendo convidados a substituir as redes mais antigas Windows com os ambientes cliente-servidor Mac OS X. Estamos particularmente vendo tração da Apple em ambientes sem fins lucrativos. Descobrimos que a melhor aposta é a de chegar até a velocidade em que os clientes estão solicitando tecnologias, assim é lógico que obter a certificação Apple Certified Technical Coordinator (ACTC) 10.6 não vai doer. Na verdade, o desenvolvendo de domínio sobre o Mac OS X Snow Leopard Server, ajudará a fornecer a confiança necessária para realmente começar a busca de projetos da Apple, ao invés de responder de forma reativa às solicitações do cliente para implantar e manter infra-estrutura da Apple.

8: ACSP
A certificação Apple Certified Support Professional (ACSP) 10,6 ajuda os profissionais de TI a demonstrar a perícia no suporte ao estações de trabalho cliente do Mac OS X. Se você trabalha para uma única organização e se essa empresa não utiliza Macs, você não necessita dessa certificação. Mas, para os profissionais de TI das organizações de maior porte, que adicionam os Macs devido à demanda dentro dos seus diferentes departamentos, ou para consultores que trabalham com uma ampla base de clientes, vai fazer bem garantir que eles tenham habilidades sobre o cliente Snow Leopard. A ACSP é a maneira perfeita para provar esse domínio.

9: CISSP
Inalterada em relação à minha última lista de 10 melhores certificações, a certificação ISC2 de segurança para profissionais da indústria, com pelo menos cinco anos de experiência em tempo integral, é reconhecido internacionalmente por seu valor e validade. O título do Certified Information Systems Security Professional (CISSP) demonstra perícia com operações e segurança da rede, temas que só irá aumentar em importância como o cumprimento legal, a privacidade e a redução do risco de continuar comandando a atenção de organizações maiores.

10: PMP
Eu temo que as organizações começam cortando os gerentes de projeto em primeiro lugar quando os tempos ficam difíceis. As funções e responsabilidades, muitas vezes são passadas para o pessoal técnico, quando ocorrem demissões. Mesmo em tempos de desafios econômicos, no entanto, os departamentos de TI necessitam de pessoal familiarizado com o planejamento, programação, orçamentação e gestão de projetos. É por isso que a certificação Project Management Institute (PMI) Project Management Professional (PMP) faz parte da lista. A certificação mede os conhecimentos dos candidatos na gestão e planejamento dos projetos, as despesas do orçamento e as iniciativas para se manter nos trilhos. Enquanto não há um argumento para lugar de certificação CompTIA Project + neste espaço, o PMI é uma organização respeitada que existe unicamente para gerenciamento de projetos mais profissionais e, como tal, merece o assentimento.

Menções Honrosas: MCSE, ITIL, RHCP, Linux+, VCP, ACE, QuickBooks, Security+

Notas:
O artigo “The 10 best IT certifications: 2010” é da autoria de Erik Eckel
Os créditos são do autor, da CNET Networks, Inc., da CBS Company e da TechRepublic. O artigo original pode ser encontrado no site da TechRepublic.

Adaptação e tradução de Ademar Felipe Fey em 22/08/2010


Fonte: http://ademarfey.wordpress.com/2010/08/23/as-10-melhores-certificacoes/

Nenhum comentário:

Foto do Café

Foto do Café
Olha eu ai...